HTML Para iniciantes – Formatação de textos – Aula 2

O que você vai ver aqui!

Toggle
AULA 2

Formatação de texto

As tags mais simples do HTML são as de formatação de textos, muito usada para SEO, usadas corretamente podem ajudar muito no ranqueamento de seus artigos.

Cada navegador interpreta do design de uma tag de forma diferente, mas geralmente são bem semelhante mudando pouca coisa.

As tags de formatação de textos são muito importantes para dar mais relevância para os buscadores ou até para omitir trechos do seu artigo.

São interpretados como negrito pelo navegador.

<b> – Apenas negrito sem relevância nenhuma para os buscadores.

<strong> – Negrito com muita relevância para seu texto, deixando- mais forte, se bem usado pode fazer muita diferença no ranqueamento do seu site em buscadores.

Exemplo de uso:

O texto “texto no site” ficará em negrito, da mesma forma se usa o <b>.

São interpretados como itálico pelo navegador.

<i> – da mesma forma que o <b> não dará relevância nenhuma em seu texto, ele será apenas um itálico.

<em> – o <em> é usado para enfatizar um texto ou uma frase, ele dará uma relevância maior a ela, e também ajuda na hora de ranquear seu artigo.

Exemplo de uso:

O texto “texto no site” ficará em itálico, da mesma se usa o <i>.

Esses dois elementos não tem semelhança nenhuma.

<mark> – exibe um elemento marcado na tela, geralmente o navegador coloca um fundo amarelo semelhante ao exemplo abaixo.

Exemplo de uso:

Resultado: Meu primeiro texto no site

<small> – exibe um texto pequeno, geralmente usado no rodapé de sites onde fica o copyright do site, e em datas de posts e artigos.

Exemplo de uso:

Resultado: Meu primeiro texto no site.

São elementos muito importantes semanticamente para definir textos que foram excluídos, alterados, e inseridos, como por exemplo em e-commerce no preço em promoção e o preço atual.

<del> – usado para definir um texto que foi deletado, removido daquele contexto, geralmente o navegador usa um risco em cima desse texto.

<ins> – usado para definir um texto que foi adicionado, por padrão vem sublinhado.

Exemplo de uso:

Resultado:

Preço de: R$40,00

Por: R$35,00

<sub> – usado para definir um elemento subscrito, o texto geralmente fica alinhado um pouco abaixo do restante do texto..

<sup> – usado para definir um texto sobrescrito, o texto geralmente fica alinhado um pouco acima do restante do texto.

Exemplo de uso:

Resultado:

Meu primeiro texto no site.

Meu primeiro texto no site.

São elementos de formatação de paragrafo.

<span> – define um contêiner genérico, o texto inserido nele não representa relevância nenhuma para os buscadores.

<p> – elemento de paragrafo, separador em blocos, o navegador identificará que o texto que está dentro do contêiner é um paragrafo e é relevante para os buscadores.

Referência: https://www.w3schools.com/html/

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
cupcom

Recent Posts

Por que investir em UX: Importância da Experiência do Usuário para sua Empresa

Antes de explorarmos os motivos pelos quais sua empresa deve investir em UX (User Experience),…

3 horas ago

Descubra 6 vantagens de escolher o WooCommerce para criar sua loja virtual

Nesse artigo vamos falar um pouco das vantagens de usar o Woocommerce em seu projeto…

7 horas ago

Transformar código em imagem: Confira 3 opções

Nesse artigo vamos apresentar 3 opções para transformar seus códigos em imagens e divulgar em…

12 horas ago

Google Analytics: Descubra as principais métricas para impulsionar seu e-commerce

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa e totalmente gratuita oferecida pelo Google, que fornece…

16 horas ago

Como criar um template de e-mail marketing que vende

O E-mail Marketing ainda é uma das maneiras mais eficientes de envolver seu usuário e…

19 horas ago

Layout de e-commerce: Aprenda a criar um vendedor de sucesso e aumente suas vendas online

Se você possui ou planeja criar uma loja virtual, descubra dicas essenciais para criar um…

23 horas ago