O Design Thinking, que se refere ao “pensamento do design” ou “pensar como um designer”, é uma abordagem cada vez mais adotada por empresas que desejam encontrar soluções ágeis e organizadas para os problemas enfrentados em seus produtos. Essa abordagem criativa de desenvolvimento tem como foco oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades dos clientes.
David Kelley, fundador da empresa de consultoria IDEO, juntamente com Tim Brown, CEO atual da empresa e autor do livro “Change by Design” (Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias), são os responsáveis pela criação do Design Thinking. Desde sua apresentação no Fórum Econômico de DAVOS em 2006 e sua publicação na revista Harvard Business Review dois anos depois, essa metodologia tem sido amplamente adotada por empresas em todo o mundo.
Nos últimos anos, o comportamento dos usuários tem passado por mudanças devido a vários fatores, e as empresas estão buscando cada vez mais soluções para manter seus produtos atualizados e proporcionar uma boa experiência. O Design Thinking tem se popularizado como uma ferramenta importante na busca por soluções inovadoras para serviços e produtos, oferecendo uma abordagem assertiva e ágil.
Para que o Design Thinking seja aplicado com sucesso, é fundamental que os colaboradores se sintam à vontade para expressar novas ideias. Além disso, todas as etapas devem ser embasadas em dados, coletados por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas, sendo valiosos os feedbacks dos usuários.
Existem duas maneiras distintas de implementar o Design Thinking. Uma delas é no processo de atualização de produtos ou serviços, em que a empresa utiliza essa abordagem para encontrar soluções e melhorias necessárias para otimizar a experiência do usuário e corrigir falhas.
A outra forma é adotar essa abordagem desde o início, na criação de novos produtos. Nesse caso, o Design Thinking fará parte de todo o processo de desenvolvimento do produto, buscando as melhores práticas de forma ágil e organizada.
Antes de implementar o Design Thinking, é importante ter em mente que cada empresa conduz o processo de maneira diferente, e existem alguns processos que podem ajudar a guiar todo o processo.
O Design Thinking é desenvolvido em etapas, e seguir essas etapas corretamente aumenta as chances de sucesso em sua abordagem.
O Design Thinking não é aplicável apenas a empresas de grande porte. Cada vez mais empresas menores estão utilizando essa abordagem para melhorar continuamente seus produtos e serviços. O importante é manter uma equipe focada em um ambiente organizado, buscando constantemente soluções inovadoras e atendendo às necessidades dos clientes.
Neste post vamos listar 8 mini frameworks CSS, são considerados 'mini' por possuir poucas ou…
Listamos 9 Plugins para turbinar seu Woocommerce uma da mais conceituadas ferramentas para e-commerce do…
6 ferramentas para analisar comportamento do usuário para ajudar melhorar a usabilidade do site ou…
O que é o PrestaShop e qual a vantagem de usar ele como seu e-commerce?…
The problem with trying to find the fastest WordPress hosting available is that you can’t…
Nesse artigo, vamos mostrar como se cria um botão flutuante WhatsApp. No atual cenário do…