ferramentas de gerenciamento de projetos

6 melhores ferramentas para gerenciamento de projetos em 2024

As ferramentas de gerenciamento de projeto oferecem às empresas e freelancers uma visão completa do que está acontecendo em todos os passos dos projetos.

Com as mudanças recentes no modo como as pessoas trabalham, do escritório para a casa, aumentou muito a adoção de serviços que auxiliam e organizam gerenciamento de projetos.

Essas ferramentas permitem o compartilhamento de arquivos, organização de fluxo de trabalho entre a equipe, monitoramento do progresso de cada tarefa existente no fluxo, organização de prazos e muito mais.

Neste artigo vamos listar 6 excelentes ferramentas de gerenciamento de projetos que você poderá usar trabalhando como freelance ou até mesmo se você tem uma empresa ou quer implantar na empresa que trabalha.

Trello

O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado, ele é uma das ferramentas mais completas existentes. Além disso, mesmo que você use de forma gratuita, ele tem poucas limitações, é totalmente possível criar fluxos de serviços e projetos grandes usando ele de forma gratuita.

É uma ferramenta baseada em kanban e permite que os usuários movam cartões entre as colunas que os próprios usuários criam. Além disso em cada card é possível adicionar responsável, checklists, comentários, arquivos, etiquetas e muito mais.

Uma ferramenta ideal para acompanhamento de fluxos de trabalho e organização de entregas.

Jira

O Jira é outra ferramenta muito conhecida no mercado, ela não possui uma versão gratuita e o seu valor vai depender da quantidade de usuários que você queira adicionar.

Uma ferramenta focada em desenvolvimento de Software e seus quadros são baseados na metodologia scrum ou kanban.

No Jira você cria projetos, e dentro de cada projeto cria tarefas e em cada tarefa também pode conter subtarefas, ela gera relatórios em tempo real e a porcentagem de conclusão das entregas.

Microsoft Project

Uma das ferramentas mais antigas do mercado, desenvolvido pela Microsoft, sua primeira versão foi lançada em 1985.

Um software baseado em planilhas semelhantes ao Microsoft Excel e permite criação de fluxos de trabalho de acordo com modelos predefinidos e customizaveis.

Todos os planos são pagos.

Artia

Uma das ferramentas mais completas do mercado, o Artia possui função excelentes para controlar a organização de equipe como, apontamento de horas de colaboradores, sistema kanban, relatório de desempenho e muito mais.

Além disso, possui uma função para quem pretende focar exclusivamente em um único projeto por um tempo determinado, que é a técnica pomodoro que  permite dividir o esforço em tempos de 25 minutos e intervalos de 5, aumentando a produtividade.

Possui uma versão gratuita com limitações, e também possui versão paga com mais recursos e com limites maiores de usuários e espaço.

Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação, com ela você pode organizar sua equipe em canais, que você pode nomear com o nome de cada projeto e adicionar os responsáveis em seus respectivos canais.

O Slack possui integrações com centenas de ferramentas, como o Trello, Artia, Google Drive e muito mais.

Possui uma versão gratuita com algumas limitações.

Asana

Outra excelente opção o Asana possui centenas de funcionalidades de gestão de projetos no método kanban, atribuição de tarefas e estatísticas de cada projeto. Além disso possui uma função onde você monitora o andamento do projeto em forma de linha do tempo que permite você navegar através dos dias e monitorar o andamento do projeto.

Possui uma versão gratuita para freelancers e pequenas empresas e também possui uma versão paga com menos limitações.

Conclusão

Apresentamos apenas algumas das mais usadas ferramentas de gerenciamento de projetos do mercado, ainda existem outras centenas de ferramentas excelentes para usar, essas são apenas sugestões.

Caso queira usar algumas das ferramentas apresentadas aqui no post recomendamos que teste muito antes de realizar qualquer tipo de pagamento.
Aqui no site ainda temos outras grandes sugestões como essa, confira 10 aplicativos para aprender a programar de graça.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima