hotjar

Como usar hotjar e melhorar a usabilidade do seu site

Como usar o hotjar e gravar todas informações para melhorar a usabilidade e suas conversões através de mapa de calor e gravações de visitas.

Hoje na internet você consegue encontrar centenas de ferramentas na internet para monitorar o comportamento do seu usuário e ajudar a melhorar a usabilidade, ferramentas como, SemRush, Analytics, Mixpanel entre outras tantas que estão aparecendo no mercado, e uma delas é o Hotjar.

Quanto mais informações forem coletadas sobre o comportamento do seu usuário, mais fácil e mais assertivas serão suas tomadas de decisão.

Hoje vamos ensinar como monitorar e coletar o comportamento do seu usuário usando mapa de calor e gravações de vídeos usando o hotjar.

O que é o Hotjar

Hotjar é uma ferramenta fundada em 2014, que tem como objetivo ajudar entender melhor o que seus usuários estão fazendo em seu site, para que você possa tomar as decisões corretas, melhorando a usabilidade e aumentando suas conversões.

A ferramenta possui plano pago e o Freemium, que você pode usar por quanto tempo quiser, com funcionalidades reduzidas.

Mesmo na versão gratuita com funcionalidades reduzidas ela ainda consegue ajudar muito em suas tomadas de decisões.

Funcionalidades do Hotjar

Para criar análises detalhadas de interações, feedbacks, enquetes e muito mais o hotjar conta com algumas funcionalidades que vamos listar logo abaixo:

Heatmaps

Com os heatmaps ou “mapas de calor“ você consegue através de cores ver onde são os locais de maior interação do usuário com seu site, sendo que a cor vermelha indica a área com mais calor, ou seja maior interação.

Além disso, também é possível ver as interações de dispositivos móveis como tablet e celulares e também de Desktop.

Ele também gera 3 tipos de mapas de calor:

  • Cliques, são as áreas mais clicadas do site
  • Movimento, onde os usuários mais passam o mouse
  • Rolagem da página, ele mostra a porcentagem de pessoas que rolaram a página até determinado local.

Para os lojista esses relatórios gerado pelo hotjar é muito útil para coletar informações sobre os melhores lugares para adicionar banners de promoções, CTA (Botão de ação) ou até a vitrine mais chamativa da loja.

Recordings

Os recordings do hotjar, são visitas gravadas do seu site, no plano gratuito é possível registrar 100 visitas por vez.

Todos os vídeos ficam salvos e podem ser baixados, compartilhados ou deletados. Com essa funcionalidade você consegue ver literalmente todo o comportamento do seu usuário desde o acesso a sua página.

Com essas interações você consegue coletar dados interessantes para campanhas de produtos, alterações na loja para melhorar a interação do usuário com a loja, e também conseguir corrigir eventuais falhas encontradas nas gravações.

Funnel tracking

O Funnel traking, você consegue registrar no painel do hotjar a trajetória completa que você quer que o seu cliente faça até realizar uma conversão.

Além disso, toda essa trajetória fica gravada e você tem todos os números disponíveis no painel do hotjar. Com ela você consegue identificar possíveis impedimentos que estão fazendo seu cliente desistir da compra.

Forms

Com a configuração do Forms do hotjar em sua loja, você vai conseguir identificar os campos que seu clientes estão deixando em branco ou desistindo de preencher.

O forms pode ser usado em qualquer formulário do seu site, basta inserir um trecho de código em cada campo que ele ficará ativo no painel do hotjar.

Portanto, com essa pequena configuração, você vai conseguir visualizar o envolvimento do formulário e do campo, identificar campos problemáticos e ver as estatísticas de envio do formulário.

Incoming

Com o Incoming, ferramenta de feedback gera uma caixa flutuante em seu site para que seu usuário de uma nota e envie um feedback.

O usuário tem cinco opções de escolha: Odiei, Não gostei, Neutra, Gostei e Amei. Após escolher uma das opções é possível deixar um campo para que ele escreva um feedback, e também uma opção para ele colocar o e-mail.

Todas as informações ficam gravadas no painel do hotjar.

Polls

Com essa funcionalidade você cria uma enquete em seu site, você consegue gerar feedbacks através de enquetes em produtos especificos.

Portanto, essa funcionalidade te ajuda entender as razões por trás do comportamento do usuário, Compreendendo o comportamento do seu usuário você consegue melhorar a experiência e a usabilidade da sua loja virtual.

Surveys

O Surveys, ou “Pesquisas” te ajuda a criar uma modal com perguntas que você queira fazer ao seus usuários. Com essa funcionalidade você consegue criar pesquisas usando links, e-mail ou mostrar uma modal em seu site antes que seus visitantes deixem seu site.

Em suma, o hotjar é uma ferramenta completa para coletar dados e melhorar a experiência do seu usuário com seu site. Vale a pena conhecer a ferramenta, qualquer um que tenha uma loja virtual ou site, ou está pensando em ter um deve usar essa ferramenta.

Clique aqui e faça e cadastro gratuitamente no hotjar.

Conclusão

Tantamos detalhar tudo sobre o hotjar, é uma excelente ferramenta, e sua versão gratuita, funciona muito bem para realizar analises.

Ainda aqui no blog temos um artigo sobre 6 ferramentas para analisar comportamento do usuário, que se você tem um site ou um e-commerce não vai poder deixar de ler.

Espero ter ajudado 🙂

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima