dicas resumo de artigo

Dicas para resumir o conteúdo sem perder a sua originalidade.

Resumir um artigo, blog, ou papel não é uma tarefa fácil como parece ser. Tem de ser proficiente no campo da escrita e tem de colocar o seu máximo enfoque neste processo. 

Pode ser possível que esteja a debater-se com este processo porque não está ciente dos passos necessários a seguir a este respeito. Se sentir dificuldades em obter um resumo de qualquer artigo, deverá ler este blog até ao fim. 

Temos como principal foco as dicas para resumir o conteúdo sem prejudicar ou alterar os seus significados principais. Basta ler cuidadosamente essas dicas e implementá-las no seu trabalho para obter melhores resultados.

Porque é importante resumir o conteúdo?

Antes de mais, é importante saber porquê resumir o conteúdo, mesmo quando se pode ler ou escrever um artigo de forma longa. Por isso, vamos descrevê-lo brevemente tanto do ponto de vista dos escritores como dos leitores. 

Sendo escritor, deve ter visto que a pesquisa é a espinha dorsal do seu trabalho. Pode ter demorado muito tempo para esta tarefa e fazer com que a sua escrita se envolvesse no final. 

Também pode ser irritante se tiver de entregar o seu trabalho num curto espaço de tempo. Para o ajudar neste aspecto, pode facilmente resumir todo o blogue utilizando uma ferramenta de resumo. Como resultado, poderá ter uma ideia sobre os pontos centrais de todo o conteúdo em poucos minutos. 

Por outro lado, poderá ter de informar o leitor sobre os principais significados do conteúdo em breve. É porque todos querem obter respostas directas às suas perguntas em vez de verificar os blogues de longa duração. 

Para lidar com todas estas condições, deverá ter de resumir o conteúdo sem prejudicar o seu significado real. Como resultado, será capaz de mostrar profissionalismo no seu trabalho e envolver também os leitores.

Como resumir o conteúdo sem prejudicar a originalidade?

Há dois métodos que pode utilizar para obter um resumo de um conteúdo longo. É possível que esteja a utilizar uma ferramenta de resumo para o ajudar em resumir texto e fazer a sua tarefa sem interferência manual. 

Ao utilizar tal ferramenta, poderá fazer o seu trabalho dentro de uma fracção de segundo. Tais ferramentas são concebidas com algoritmo baseado em IA que ajudará a ferramenta a funcionar como um ser humano. Isto significa que o conceito principal do texto será protegido. 

Por outro lado, também pode resumir o artigo manualmente. Para esta tarefa, é preciso investir muito tempo e concentração. Aqui alistamos algumas dicas que deve seguir para resumir o conteúdo manualmente.

  1. Aprender repetidamente a compreender 

Quando se pretende resumir o conteúdo manualmente, não se deve começar imediatamente. É comum começar logo após a leitura de uma ou duas passagens do blog completo. 

Não faça isto se quiser proteger a originalidade do trabalho. Deve ter de ler o conteúdo completo por pelo menos 3 a 4 vezes. Isso ajudá-lo-á a esclarecer todas as dúvidas que tenha em mente em relação ao tema. Além disso, deverá estar concentrado para satisfazer os requisitos das próximas etapas para resumir o artigo. 

  1. Filtrar apenas a informação necessária 

Enquanto tiver lido o conteúdo por uma ou duas vezes, deve escolher o papel e a caneta. Este é o momento em que tem de extrair informações do blogue completo. Tenha em mente que o resumo deve ter cerca de 30-40% da extensão total do texto. 

Assim, deve ter de filtrar a informação útil e importante do blogue. Para tal, deve estar concentrado no processo de leitura. Isto ajudá-lo-á a estimar qual a parte importante e qual a que é apenas material de apoio. 

Também poderá ser possível que esteja a escrever várias linhas numa única linha, removendo palavras extra ou conteúdo excessivo. Este acto irá ajudá-lo a encurtar a extensão do texto e torná-lo perfeito para um resumo. 

  1. Não use o seu raciocínio 

Esteja concentrado e atento enquanto resume o artigo porque um pequeno erro pode mudar as intenções do seu trabalho. Quando estiver a resumir o conteúdo, não deve utilizar as suas opiniões ou raciocínios no mesmo. 

Tenha em mente que isso irá alterar a originalidade do trabalho. Os seus leitores podem obter outro ponto de vista do seu trabalho e não conseguir compreender o que está realmente a tentar dizer-lhes. Como resultado, o seu trabalho não será mais do que um papel de texto inútil. 

Escreva apenas pontos importantes 

Como já mencionámos, o resumo deve ter um comprimento mais curto em relação ao texto original. Só é possível quando se tiver filtrado a informação, seguindo a técnica acima referida. 

Agora, é o momento de resumir o texto que extraiu do conteúdo para o resumir. Para fazer esta tarefa, deverá ter de escrever todas as partes que recolheu uma a uma. 

Também é bom se estiver a escrever esses pontos em bulleted ou lista de números. Ao fazer isto, poderá ter uma visão clara do conceito do texto e conhecer os principais pontos que o autor quer partilhar consigo.

Conclusão

As dicas acima são consideradas as melhores e necessárias quando se trata de resumir o conteúdo. Ao seguir estas dicas, será capaz de gerar um resumo de milhares de palavras e obter uma ideia sobre o trabalho em algumas centenas de palavras. 

Seria melhor utilizar uma ferramenta de resumo porque o ajudará a completar a tarefa. Poderá poupar os seus esforços e tempo que tem de investir no processo de resumo manual.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima