10 melhores editores de códigos para Linux

10 melhores editores de códigos (IDEs) para Linux

10 Melhores editores de códigos para trabalhar usando o sistema operacional Linux, preferido dos programadores em todo o mundo.

O Linux é um dos sistemas operacionais preferidos dos programadores em todo o mundo devido a sua versatilidade e estabilidade.

Se você está começando no desenvolvimento provavelmente precisará de um editor de código para escrever seus códigos e começar a desenvolver.

Esses editores de códigos criam um ambiente de desenvolvimento que facilita e agiliza o trabalho do desenvolvedor, e muitos deles ainda possibilitam a instalação de plugins para otimizar ainda ais o ambiente.

Confira as 10 melhores editores de códigos para Linux

1. Visual Studio Code

VSCODE

Talvez o VS Code seja o mais completo e popular entre os editores citados aqui no post, ele possui uma grande quantidade de recursos nativo. Seu suporte e configurações cairam no gosto dos desenvolvedores que fizeram dele um dos mais populares.

Além disso, ele possui uma enorme quantidade de extensões que você pode instalar e usar para otimizar ainda mais a sua interface que já vem recheada de funções interessantíssimas para os desenvolvedores.

O melhor de tudo, ele é totalmente grátis para usar quando quiser.

Baixar Visual Studio Code

2. Sublime Text

Também é muito conhecido pelos desenvolvedores de todo o mundo, ele inicialmente foi lançado apenas como editor de código, porém com o tempo foi introduzindo recursos semelhantes ao IDE.

Também possui uma enorme quantidade de extensões que podem ser baixadas e instaladas para otimizar ainda mais a sua interface de desenvolvimento.

O Sublime Text é gratuito para plataformas.

Baixar Sublime Text

3. Atom

Um editor desenvolvido pela plataforma Github, um editor de código altamente personalizável, que permite que você adicione todas as configurações do Github a ele.

Além disso, também permite a instalação de extensões para otimizar ainda mais a interface e agilizar o desenvolvimento.

O Atom pode ser baixado gratuitamente aqui.

4. Komodo Edit

O Komodo é um editor de código multilingue, ele fornece alguns recursos básicos de depuração de código geralmente encontrados em IDEs.

O editor possui uma IA que permite identificar erros de sintaxe para que não ocorra erro na digitação do código. Ele oferece recursos básicos na versão gratuita, e possui duas versões pagas com outros recursos.

A versão gratuita do Komodo pode ser baixada aqui.

5. Brackets

Um editor bastante leve e robusto, possui alguns recursos básicos do tipo IDE, se você procura rapidez  e leveza ele foi feito para você.

O Brackets, é de código aberto e possui uma grande comunidade de desenvolvedores que dão suporte e fazem atualizações constantes para manter o bom funcionamento do aplicativo. 

Você pode baixar gratuitamente aqui

6. IntelliJ IDEA

Popular entre os desenvolvedores Java e Android, possui uma grande quantidade de recursos para agilizar o andamento dos projetos.

A IDE possui um sistema de Inteligência de código para reduzir seus esforços na digitação de códigos oferecendo atalhos para ser usados e otimizar a velocidade da escrita.

Possui uma versão gratuita e uma paga que possui recursos mais avançados.

Você pode baixar a versão gratuita aqui.

7. Eclipse

Também usado por desenvolvedores Java, tem ótimo suporte e uma boa estabilidade, muito boa para o desenvolvimento Front-end.

Você pode usá-lo para codificar em C, C ++, COBOL, Fortran, Haskell, JavaScript, PHP, Perl, Python, R, Ruby, Ruby on Rails e Scheme.

Possui código aberto e você pode baixar gratuitamente aqui.

8. NetBeans

Também muito popular entre os desenvolvedores, o Apache NetBeans oferece centenas de recursos nativos, e tem um excelente suporte da comunidade.

Nele você pode baixar e instalar extensões que vão ajudar ainda mais o desenvolvimento e a agilidade no desenvolvimento dos seus projetos.

Você pode baixar o NetBeans gratuitamente aqui.

9. Bluefish

Ideal e mais utilizado por Front-ends, começou apenas como um editor de código e ao longo dos anos foi sendo incrementado com recursos de IDE.

Possui vários recursos interessantes para agilizar a escrita, e otimizar o tempo de desenvolvimento do projeto.

O Bluefish é gratuito de código aberto e pode ser baixado aqui.

10. Geany

Possui uma interface leve e limpa e originalmente foi desenvolvida apenas como um editor de código e com o passar do tempo foi se transformando em uma IDE.

Possui bons recursos nativos, e também existe a possibilidade da instalação de extensões para otimizar ainda mais a interface.

O Geany é gratuito e pode ser baixado aqui.

Conclusão

Todas as ides postadas aqui possuem versões gratuitas, todas elas são excelentes para todo tipo de desenvolvedor, seja de nível avançado ou iniciante, basta baixar e escolher qual se adapta ao seu dia-a-dia de desenvolvimento.

Confira aqui no blog outro artigo com 5 editores de códigos para você programar diretamente do seu celular.

Espero que tenham gostado. 🙂

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima