facilitador e gateway de pagamento o guia completo para entender o que sao e como funcionam

Facilitador e Gateway de Pagamento: O Guia Completo para Entender o que são e como Funcionam

Lojistas que estão iniciando o processo de criação de uma loja virtual frequentemente ouvem sobre dois serviços essenciais: o facilitador e o gateway de pagamento. Neste artigo, vamos esclarecer as diferenças entre eles e ajudá-lo a escolher a opção mais adequada para o seu negócio.

O que é um Gateway de Pagamento

Um Gateway de pagamento requer uma negociação direta com a operadora de cartão de crédito. Após a aprovação, você deve integrar o Gateway à sua plataforma de e-commerce. Ao optar por um Gateway de pagamento, você assume a responsabilidade pela análise de risco e aprovação das compras, além de definir as formas de pagamento aceitas. Uma vantagem é que os pagamentos realizados pelos clientes serão depositados diretamente em sua conta. Geralmente, os Gateways são indicados para empresas de médio e grande porte, que possuem uma equipe especializada em análise de risco.

O que são Facilitadores de Pagamento

Para os iniciantes no mundo do comércio eletrônico, os facilitadores de pagamento são recomendados. Eles atuam como intermediários entre você, seus clientes e as operadoras de cartão de crédito. Os facilitadores geralmente oferecem diversas opções de pagamento, como cartão de crédito/débito e boleto. Ao escolher um facilitador, você não precisa se preocupar com a análise de risco das vendas, pois essa tarefa é realizada por eles, que contam com uma equipe especializada no combate a fraudes. Além disso, os facilitadores são menos burocráticos e até mesmo pessoas físicas podem se cadastrar. No entanto, essas vantagens têm um custo, já que os facilitadores cobram taxas que variam de 4% a 7%, além de taxas de transferência. Em alguns casos, é possível negociar reduções de taxas com base no volume de vendas.

Conclusão

A escolha entre um facilitador e um gateway de pagamento depende das necessidades e características do seu negócio. Antes de decidir, pesquise as vantagens oferecidas por cada serviço e negocie as condições de taxas. Caso esteja em busca de uma plataforma para iniciar seu e-commerce, confira nosso artigo com 3 plataformas gratuitas recomendadas. Lembre-se de testar e pesquisar amplamente antes de escolher um facilitador, pois o mercado brasileiro oferece diversas opções. Esperamos que este artigo tenha esclarecido as diferenças entre facilitador e gateway de pagamento e auxiliado na sua escolha.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima