Entendendo a Lei de Hick e a Lei de Fitts

Entendendo a Lei de Hick e a Lei de Fitts

Lei de Hick e a Lei de Fitts, em outro artigo aqui deste blog também temos as 20 leis de UX.

Hoje em dia o interesse de todos usuários e empresas é criar sites que satisfazem seus clientes da melhor forma possível.

Portanto, para isso é preciso de muito estudo e pesquisa com usuários e usar algumas ferramentas disponíveis no mercado para análise de comportamento.

Além disso, é possível também usar alguns princípios, que ajudam muito os Designers de experiência do usuário. Uma dessas leis são as que vamos falar nesse artigo, a Lei de Hick e a Lei de Fitts.

O que é a Lei de Hick

A Lei de Hick, formulada por William Edmund Hick e Ray Hyman descreve o tempo que uma pessoa leva para tomar uma decisão com base no número de escolhas que ela tem.

Portanto, quanto mais opções o usuário possui, mais tempo ele levará para escolher um produto ou um plano oferecido. Trata-se de uma coisa bem óbvia, porém deixada de lado em muitos casos.

Por exemplo: em um produto digital, você oferece seis planos com pequenas alterações de um plano para o outro, sendo que, seu plano principal tem o valor maior. Entretanto, seu concorrente tem apenas dois planos e o plano principal dele tem o valor semelhante ao seu.

Seguindo com a Lei de Hick, o usuário que entrar no site do seu concorrente levará menos tempo que o usuário que entrou no seu para tomar uma decisão.

Portanto, tentar ao máximo minimizar a quantidade de decisões que seu cliente pode tomar é uma ótima alternativa para aumentar a conversão.

No vídeo abaixo você aprendo um pouco mais sobre a Lei de Hick:

Lei de Fitts

A Lei de Fitts foi publicada em 1954 por Paul Fitts, trata-se de uma das leis mais usadas por designers de todo o mundo. ela afirma algo muito simples. Porém, também rejeitada em alguns aplicativos e sites.

Trata-se do tempo necessário que uma pessoa leva para mover de um ponto inicial para o ponto fina. A lei afirma que o tempo é proporcional ao tamanho do objeto de destino.

Portanto, objeto maiores e bem definido e mais próximo da posição inicial fica mais fácil de ser encontrado e clicado.

Um exemplo aplicável da Lei de Fitts:

Entendendo a Lei de Hick e a Lei de Fitts

Na imagem acima vimos que, os botões ficam próximos do dedo usado para clicar, são claro e fácil de ser identificado e com tamanho correto proporcional a ponta de um dedo.

O vídeo abaixo detalha um pouco melhor a Lei de Fitts:

Concluindo, as vezes deixamos passar algumas coisas bem simples e óbvias em nossos projetos de design e usabilidade. Portanto, manter-se atualizado e estudar muito antes de criar qualquer tipo de projeto e se atentar a simplicidade pode ser um fator crucial para o sucesso de qualquer produto.

Temos um artigo complementar falando sobre “O que é ux e como usar em produtos digitais“, vale a pena ler e a primorar sobre os conhecimentos sobre usabilidade.

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