analisar comportamento do usuário

6 ferramentas para analisar comportamento do usuário [Atualizado]

6 ferramentas para analisar comportamento do usuário para ajudar melhorar a usabilidade do site ou sistema, através de feedbacks e mapas de calor e números.

Para melhorar a performance de vendas ou conversões em sites institucionais é muito importante saber exatamente o que seus clientes estão fazendo, onde eles estão mais acessando, clicando e se estão visualizando todas as sessões do seu site. Com isso você consegue saber exatamente os pontos que não estão funcionando em sua estratégia e corrigi-los com maior eficiência.

Hoje isso é fundamente quando se trabalha com marketing e SEO do produto, por isso listamos 6 ferramentas para analisar comportamento do usuário são as mais conhecidas e populares do mercado.

A grande parte das ferramentas listadas são totalmente gratuita, entretanto duas delas o Hotjar e o Mixpanel possuem versões pagas que limitam alguns recursos existentes.

Ferramentas para analisar comportamento do usuário:

Confira abaixo a listagem completa das ferramentas que vão ajudar você realizar analise do seu site.

Analytics

Ferramenta gratuita do Google que reúne em um só painel diversas ferramentas que podem ser usadas para reunir dados sobre sua loja virtual.

Com um painel fácil de ser usado você pode gerar e compartilhar relatórios sobre sua loja facilmente.

Você também pode ver em tempo real o número de visitantes, de onde está vindo, quais páginas são mais acessadas, quanto tempo em média o visitante fica em sua loja, taxa de rejeição e muito mais.

Existem cursos na internet que ensinam tudo sobre Analytics e vários vídeos no Youtube vale a pena conferir.

Abrir Analytics

Google Optimize

Outra ferramenta gratuita do Google ideal para criação de testes A/B você consegue criar várias versões do seu site para saber qual funciona melhor e no futuro realizar as alterações.

Ferramenta rápida você consegue realizar as alterações direto no painel sem precisar realizar edições gráficas e em códigos, você também pode alternas visitas de diferentes dispositivos, tamanhos de telas garantindo a melhor aparência possível para qualquer dispositivo.

Visitar Google Optimize

Google Tag Manager

Com o Google Tag Manager você consegue instalar vários aplicativos e extensões em sua loja sem precisar saber entender de códigos, ganhando agilidade e flexibilidade nas tomadas de decisões.

Visitar Tag Manager

Hotjar

Hotjar é uma ferramenta completa de análise de comportamento, existe uma versão gratuita com alguns recursos limitados. Porém, para quem está começando uma loja virtual ou um site funciona perfeitamente.

No Hotjar você consegue criar mapa de calor de seu site para monitorar qual área do site o usuário está focando mais. Você também consegue gravar o comportamento do usuário ficarão disponíveis em vídeos para futuras análises. Realizar funil de conversão, análises de formulários, e pesquisas em tempo real.

Visitar Hotjar

MixPanel

A análise de produto de autoatendimento mais poderosa para ajudá-lo a converter, envolver e reter mais usuários.

Visitar

Microsoft Clarity

Lançada recentemente o Microsoft Clarity permite que você reproduza sessões de usuário e explore mapas de calor para fazer seu site funcionar melhor para seus clientes e sua empresa, gratuitamente.

Visitar

Conclusão

Todas as ferramentas listadas aqui são excelentes para gerar relatórios, colher feedback, como dito antes, todas são gratuitas vale a pena testar cada uma delas para ter certeza do que precisa para seu projeto.

Caso tenha alguma outra ferramenta que não foi listada aqui, deixe nos comentários, todos os posts são sempre atualizado com novidades.

Espero ter ajudado. 🙂

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!

1 comentário em “6 ferramentas para analisar comportamento do usuário [Atualizado]”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima